domingo, 24 de abril de 2011

Assunto de Hoje:


 TPM
1. Ficar mais sensível ou irritada e culpar a TPM é mera desculpa
Depende. A TPM existe e tem, até hoje, causa desconhecida. A maior parte das mulheres afetadas pela tensão pré-menstrual sofre do problema em grau leve (quase imperceptível) e moderado (com alguns sintomas incômodos). A minoria apresenta o grau severo. Nesses casos, é preciso ajuda psiquiátrica. Há cerca de 180 sintomas relacionados à TPM. Ela caracteriza-se pela soma de alguns deles, que surgem entre sete e dez dias antes da menstruação e repetem-se por três meses seguidos. Caso isso não aconteça, pode ser desculpa feminina. 

2. Só a irritabilidade e o inchaço já configuram a TPM
Verdade. Se esses sintomas aparecerem juntos entre sete e dez dias antes da menstruação, podem caracterizar a TPM. Mas, isoladamente, eles podem não ter relação nenhuma com ela. 

3. Só mulheres com mais de 30 anos sofrem com a TPM
Mentira. A TPM pode se manifestar em mulheres de qualquer idade. É mais comum que apareça um ou dois anos após a primeira menstruação. Mas é importante não confundir aquela irritabilidade típica das adolescentes com TPM. É menos comum mulheres com mais de 35 anos apresentarem um quadro de TPM. 

4. A TPM é um quadro que só afeta o humor
Mentira. Alterações de humor são uma das características da TPM. Mas também são alterados o apetite, a fisiologia intestinal, podem ocorrer gases, dor de cabeça, alteração do sono, alteração nas mamas, dor e inchaço, entre outras coisas. 

5. Há mulheres que ficam com o comportamento tão alterado que tornam-se violentas
Verdade. A mulher que apresenta o quadro severo da tensão pré-menstrual pode ficar mais agressiva. Mas isso não é muito comum. 

6. Exercício físico agrava os sintomas da TPM
Mentira. Qualquer exercício físico, como ginástica, esporte ou até relaxamento, melhora os sintomas. Isso porque a prática esportiva libera endorfina, substância que dá sensação de bem-estar. O exercício é indicado. 

7. A alimentação não contribui para manifestação dos sintomas
Mentira. Os médicos orientam a mulher com TPM a evitar certos tipos de alimento, como chocolates e comidas gordurosas, bebidas como café, chá preto e chá mate. O sal também deve ser cortado, para não propiciar retenção de líquido e inchaço. 

8. TPM e síndrome pré-menstrual são a mesma coisa
Verdade. Na realidade, o termo correto é síndrome pré-menstrual, ou SPM, já que é caracterizada por uma série de sintomas juntos. Mas o termo TPM foi o que se popularizou. 

9. Não há tratamento para a TPM
Mentira. Há tratamentos com diuréticos e vitaminas, mas pesquisas mostram que cada caso é um caso. Foi comprovado que os placebos (medicação sem princípio ativo, portanto sem finalidade) melhoram os sintomas em 30% a 40% das mulheres. Apenas 2,5% das mulheres têm, porém, TPM em nível severo, que merece mais cuidado. 

10. Mulheres na TPM podem ter desejos de comer frutas exóticas
Verdade. Algumas mulheres podem ter desejos de comer determinados alimentos que não incluem normalmente em sua dieta diária. 

11. Medicamentos fitoterápicos e vitaminas não funcionam
Não se sabe. Assim como há mulheres que vêem seus sintomas diminuírem ao tomar anticoncepcional, há também as que têm o quadro alterado com o tratamento à base de fitoterápicos e de vitaminas. Depende do organismo de cada mulher. 

12. Pode-se tomar diuréticos sem acompanhamento médico 
Mentira. Não se deve tomar nem aspirina sem acompanhamento médico. 

13. As causas da TPM podem ser apenas de fundo psicológico
Verdade. Normalmente, essa é a principal causa da TPM. Mas, como ainda não se desvendou o mistério, não se pode ser categórico nessa afirmação. Causas fisiológicas, como as hormonais, também provocam TPM. 

14. A mulher na TPM pode engordar até 1 quilo
Verdade. Se a mulher tem propensão a reter líquidos e ingere sal demais no período antes da menstruação, pode aumentar seu peso entre 500 gramas e 1 quilo em função do inchaço. 

15. A gravidez faz com que os sintomas de TPM desapareçam
Verdade. Como há a ausência de menstruação, a mulher não tem TPM. 

16. Não há relação entre depressão pós-parto e TPM
Verdade. Depressão pós-parto não tem relação direta com a TPM. O que pode acontecer é a mulher ter algum problema psiquiátrico que se manifesta no período de TPM e que pode voltar no período pós-parto. 

17. Vida sexual intensa atenua a tensão pré-menstrual
Verdade. Ter vida sexual intensa significa ter atividade física intensa. E o exercício libera endorfina, que dá sensação de bem-estar. 

18. Mulheres em período de TPM são mais propensas a usar drogas
Verdade. Mulheres com problemas emocionais podem recorrer a drogas e álcool para diminuir suas carências. 

19. Mulheres depressivas são mais suscetíveis à TPM
Verdade. Quem já tem um quadro depressivo pode piorar nessa fase. 

20. Algumas mulheres têm alterações na pele no período que antecede a menstruação
Verdade. Não é o sintoma mais comum entre as mulheres, mas é possível que isso ocorra.
Fonte: Terra



As 4 fases da TPM 

Fase 1 - a Fase Meiguinha
Tudo começa quando a mulher começa a ficar dengosa, grudentinha. Bom sinal? Talvez, se não fosse mais do que o normal. Ela te abraça do nada, fala com aquela vozinha de criança e com todas as palavras no diminutivo.

A fase começa chegar ao fim quando ela diz que está com uma vontade absurda de comer chocolate. O que se segue, é uma mudança sutil desse comportamento, aparentemente inofensivo, para um temperamento um pouco mais depressivo.

Fase 2 - a Fase Sensível
Ela passa a se emocionar com qualquer coisa, desde uma pequena rachadura em forma de gatinho no azulejo em frente à privada, até uma reprise de um documentário sobre a vida e a morte trágica de Lady Di.

Esse estágio atinge um nível crítico com uma pergunta que assombra todos os homens, desde os inexperientes até os mais escolados como o meu pai:

- Você acha que eu estou gorda?

Notem que não é uma simples pergunta retórica. Reparem na entonação, na escolha das palavras. O uso simples do verbo 'estou' ao invés da combinação 'estou ficando', torna o efeito da pergunta muito mais explosiva do que possamos imaginar. E essa pergunta, meus amigos, é só o começo da pior fase da TPM. Essa pergunta é a linha divisória entre essa fase sensível da mulher para uma fase mais irascível.
Fase 3 - a Fase Explosiva
Meus amigos, essa é a fase mais perigosa da TPM. Há relatos de mulheres que cometeram verdadeiros genocídios nessa fase. Desconfio até que várias limpezas étnicas tenham sido comandadas por mulheres na TPM. Exagero à parte, realmente essa é a pior fase do ciclo tepeêmico.

Você chega na casa dela, ela está de pijama, pantufas e descabelada.

A cara não é das melhores quando ela te dá um beijo bem rápido, seco e sem língua. Depois de alguns minutos de silêncio total da parte dela, você percebe que ela está assistindo aquele canal japonês que nem ela nem você sabem o nome. Parece ser uma novela ambientada na era feudal. Sem legendas...

Então, meio sem graça, sem saber se fez alguma coisa errada, você faz aquela famosa pergunta: 'Tá tudo bem?' A resposta é um simples e seca: 'Tá" sem olhar na sua cara. Não satisfeito, você emenda um 'Tem certeza?', que é respondido mais friamente com um rosnado baixo e cavernoso: "'teenhoo." Aí, como somos legais e percebemos que ela não tá muito a fim de papo, deixamos quieto e passamos a tentar acompanhar o que Tanaka está tramando para tentar tirar Kazuke de Joshiro, o galã da novela que...

- Merda, viu!? - ela rosna de repente.

- Que foi? - A Fase Explosiva acaba de atingir o seu ápice com essa pergunta.

Sem querer, acabamos de puxar o gatilho. O que se segue são esporros do tipo:

- Você não liga pra mim! Tá vendo que eu tô aqui quase chorando e você nem pergunta o que eu tenho! Mas claro! Você só sabe falar de você mesmo! Ah, o seu dia foi uma merda? O meu também! E nem por isso eu fico aqui me lamuriando com você! E pára de me olhar com essa cara! Essa que você faz, e você sabe que me irrita!

- Você não sabe! Aquele vestido que você me deu ficou apertado! Aaaai, eu fico looooouca quando essas coisas me acontecem! Você também, não quis ir comigo no shopping trocar essa merda! O pior de tudo é que hoje, quando estava indo para o trabalho, um motoqueiro mexeu comigo e você não fez nada! Pra que serve esse seu Jiu Jitsu? Ah, você não estava comigo? Por que não estava comigo na hora? Tava com alguma vagabunda? Aquela sua colega de trabalho, só pode ser ela. E nem pra me trazer um chocolate! Cala sua boca! Sua voz me irrita! Aliás,vai embora antes que eu faça alguma besteira.

- Some da minha frente!

Desnorteado, você pede o pinico e sai. Tenta dar um beijinho de boa noite e quase leva uma mordida.

Fase 4 - a Fase da Cólica
No dia seguinte o telefone toca. É ela, com uma voz chorosa, dizendo que está com uma cólica absurda, de não conseguir nem andar. Você vai à casa dela e ela te recebe dócil, superamável.

Faz uma cara de coitada, como se nada tivesse acontecido na noite anterior, e te pede pra ir à farmácia comprar um Atroveran, Ponstan ou Buscopan pra acabar com a dor dela. Você sai pra comprar o remédio meio aliviado, meio desconfiado 'O que aconteceu?', você se pergunta.

'Tudo bem'. Você pensa: 'Acho que ela se livrou do encosto'. Pronto! A paz reina novamente. A cólica dobra (literalmente) a fera e vocês voltam a ser um casal feliz. Pelo menos até daqui a 20 dias...

quarta-feira, 20 de abril de 2011



Confira imagens dos bastidores de alguns filmes de Hollywood

A seguir, você confere algumas fotos das filmagens de “Titanic” (1997), “Léon” (1994) e “Avatar” (2009).

Fotos ilustram como funciona a censura nos países islâmicos

Compartilhe: Twitter

Os países árabes possuem regras bem diferentes do resto do mundo quando o assunto é cultura.
Elas são baseadas nas peculiaridades nacionais e religiosas dos países islâmicos. Para você ter uma ideia, a censura atua fortemente até nos símbolos e animais. Por exemplo, os cães são considerados “animais amaldiçoados”, os peixes simbolizam o cristianismo, os corvos são símbolo da morte e o camaleão significa hipocrisia.
Evite usar a mão esquerda para cumprimentar, comer, dar ou recber presentes – ela é considerada impura.
Veja agora algumas restrições com imagens.

PUBLICIDADE

São proibidas fotos de olhos abertos nas propagandas da maioria dos países asiáticos conservadores. As agências de publicidade precisam ter muita imaginação quando usam pessoas em seus anúncios.

REVISTAS

Qualquer forma de nudez é proibida. A cultura islâmica é muito conservadora. Apenas a pele do rosto, mãos e pés podem ser exibidos.

CINEMA E VÍDEO GAMES

Uma atenção especial é dispensada à publicidade de filmes. Esses anúncios ganham retoques, a fim de cumprir as regras islãs. Pernas, tórax e ombros devem ser cobertos.





MARCAS

Todas as marcas famosas precisam ser adaptadas para a escrita árabe. Nem as marcas que possuem fontes conhecidas escapam.




















Autor: ONEberto - Categoria(s): Curiosidade, Fotos, Inusitadas